A Biome4All lança no mercado brasileiro a NemaScan, uma ferramenta de análise do DNA de nematoides de solo que causam prejuízos na ordem de R$ 35 bilhões ao ano no país.

Técnica permite a identificação ao nível de gênero e espécie, tanto de indivíduos quanto de ovos
Assim, é possível determinar a estrutura taxonômica da comunidade dessas pragas em determinado solo, identificando os que causam prejuízos às plantas e a melhor forma de manejo.
De acordo com Marcus Adonai Castro da Silva, microbiologista e cofundador da Biome4all, a NemaScan permite a identificação ao nível de gênero e espécie, tanto de indivíduos quanto de ovos.
“Esse nível de detalhamento não é possível com o uso dos métodos mais tradicionais de análise de nematódeos do solo”, explica.
A nova tecnologia também determina informações sobre a estrutura alimentar da população de nematoides, assim como indica a suscetibilidade de culturas e plantas de cobertura, bem como os insumos que podem ser utilizados para o manejo dos organismos presentes.
Segundo Adonai, há espécies de nematoides que podem ser benéficas à agricultura, seja por indicarem a qualidade de um determinado solo, seja por atuarem no controle de insetos prejudiciais.
“Dessa maneira, uma ferramenta que nos permita identificar e quantificar os nematódeos presentes no solo, discriminando os fitopatogênicos das outras espécies, é de extrema importância para o manejo dos solos agrícolas”.
A análise genética de nematoides de solo ocorre em três etapas. Na primeira, o solo é amostrado, utilizando-se um kit de coleta da Biome4All, desenvolvido especificamente para esse fim.
Na segunda etapa, o DNA é extraído e sequenciado, e por último, os dados obtidos no sequenciamento são processados e interpretados pela NemaScan, gerando um laudo de análise de solo com todas as informações que o agricultor precisa para realizar o manejo do solo. (com informações da assessoria de imprensa)
Fonte: AG EVOLUTION
Nenhum comentário:
Postar um comentário